História

Quem frequentou a FEP admite que a Faculdade teve um papel importante na sua vida e dificilmente se esquecerá ou abandonará as nostálgicas memórias dos Leões ou dos “Passos Perdidos”. Foi com esse espírito que, em 12 de Maio de 1984, os Licenciados do longínquo curso de 1968/73 se reuniram para proceder à criação de uma Associação de Antigos Alunos da FEP, a AAAFEP.

A 2 de Março de 1985 foi realizada, na FEP, a Assembleia Constituinte (Comissão Instaladora) e a 17 de Abril do mesmo ano é celebrada a escritura pública de constituição da AAAFEP, publicada no Diário da República, IIIª Série nº 150 de 3 de Julho de 1985.

Muitas e de diversos tipos foram as iniciativas levadas a cabo pelas diferentes Direcções. Desde Jantares-Debate, Conferências e Seminários de importantíssimos temas da economia nacional de então. Mas, não só de Macroeconomia, Fiscalidade e Bolsa de Valores vivem os Antigos Alunos. Neste sentido, a AAAFEP organizou iniciativas de carácter lúdico e de confraternização, onde se destacam os Bailes do Eterno Aluno, os Jantares de Natal, os Encontros Anuais e Torneios Desportivos (Torneios de Ténis, Torneios de Golfe e Concursos de Fotografia).

A AAAFEP cresceu sustentadamente e com a FEP e a Fundação Gomes Teixeira criou, em 1993, o ISFEP – Instituto de Investigação e Serviços da FEP. De entre os vários serviços prestados pelo ISFEP, destacava-se a formação de quadros e a investigação na área da Gestão e da Economia. Entendeu-se, contudo, que essa área de actuação deveria ficar a cargo de uma entidade específica a criar: a EGP-UPBS (Escola de Gestão do Porto). Desta forma, a AAAFEP é, desde 2008, associada não institucional da EGP-UPBS.

Em 1997 a Associação passa a funcionar no edifício principal da Faculdade, em instalações cedidas por esta, abandonando as instalações que vinha ocupando no Palácio da Bolsa, desde 16 de Dezembro de 1994.

Posteriormente, com a construção do novo edifício da FEP, a AAAFEP, passou a dispor de instalações próprias, que foram inauguradas em 13 de Junho de 2006, cerimónia na qual estiveram presentes o Sr. Reitor da Universidade do Porto, Prof. Dr. José Carlos Diogo Marques dos Santos, o Diretor da FEP, Prof. Dr. José da Silva Costa e demais associados e membros dos órgãos sociais da AAAFEP.

Embora não nos tenhamos apercebido disso, já passaram 25 anos desde a fundação da AAAFEP! Assim, em 2010, organizou-se um vasto programa de comemorações que culminou com um grande almoço de confraternização, nos Passos Perdidos da nossa Escola, precedido de conferência com o Ministro das Finanças, Prof. Doutor Fernando Teixeira dos Santos.

Um novo ciclo se abre, mas o espírito, estamos certos, manter-se-á!

Com o novo elenco diretivo saído das eleições de Maio de 2012, mantendo o espírito de sempre, se abrirá efetivamente, um novo ciclo para a AAAFEP.

Corpos Sociais

Triénio 2021-2023